Como Evangelizar na escola

Como Evangelizar na escola

A importância do evangelismo

E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Marcos Capítulo 16; Versículo 15

Quando falamos em evangelizar, não podemos esquecer das palavras do nosso Mestre Jesus, o qual nos diz que somos a luz do mundo e que essa luz não pode ser escondida.

Além do testemunho que você passa, através de sua vida para as pessoas, evangelizar é uma forma de iluminar esse mundo, levando a luz que está em nós, o evangelho, ao qual nós recebemos de todo o nosso coração e cremos.

O Evangelismo não é só um trabalho, que nós Cristãos, filhos e Servos exercemos, mas também uma forma de Amar.

Amar e Valorizar o nosso Deus e ao Seu Filho que morreu pelos nossos pecados e amar o nosso próximo que deseja ver ele unido na verdade e único caminho.

Essa linda tarefa, nos foi confiada pelo próprio Jesus, a levar todos os povos, tribos e nações. Nós, Servos(as) do Senhor Jesus Cristo, devemos realizar esse trabalho com muito amor, dedicação e alegria.

tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Hebreus Capítulo 12 Versículo 2

Preparação para evangelismo na Escola

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Efésios Capítulo 6 Versículo 11

Um dos passos fundamentais para o evangelismo é a preparação. E como no ambiente escolar, há diversas pessoas com sentimentos e pensamentos diversos, acaba que o ambiente fica pesado.

A todo momento devemos vigiar, pois, o inimigo está nos rodeando, conforme diz a Sagrada Escritura

Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

1 Pedro Capítulo; 5 versículo 8

A preparação é espiritual, e é Deus que nos molda, prepara e capacita, mas devemos pedir a Ele, buscar com todo o nosso coração, que no momento certo, Deus nos chamará para trabalhar na sua vinha.

Devemos nos revestir das armaduras celestiais, ao qual se encontra em Efésios Capítulo 6. Nos alimentar da palavra de Deus, pois é Lá que está o evangelho ao qual pregamos, obedecendo à Deus, orando, jejuando, vigiando e não nos cansando de fazer o bem a todos.

Esteja sempre com o capacete da salvação, onde a obediência à Deus, e a sua santa palavra, Através do Espírito Santo, lhe fará ter a certeza da salvação, crendo que Jesus Cristo pagou o preço por seus pecados, o sacrifício de Jesus foi o único e suficiente, e devemos andar em novidade de vida, estando com nossos pensamentos ligados no céu, e pensando tudo o que for bom, perfeito e agradável à Deus.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.

Filipenses Capítulo; 4 versículo 8

Outro ponto muito importante para a sua preparação para pregar o evangelho, é a palavra de Deus, você deve estar cada dia se alimentando da palavra, e sendo ensinado(a) pelo próprio Espírito Santo da Verdade, o qual foi enviado até a nos, pelo próprio Jesus.

Leia a bíblia, medite em cada palavra escrita, e peça ao Espírito Santo para te lembrar de cada palavra.

Tenha certeza da sua fé!

No ambiente escolar, muitos se sentirão incomodados com a sua fé em um só Deus e uma só Verdade, e tentarão a todo o momento te por a prova, você precisa estar preparado, como Estêvão, um jovem seguidor de Jesus que foi apedrejado pelo Evangelho, cheio do Espírito Santo fez raiar a luz da Palavra de Deus naquelas vidas.

Não deixe se intimidar, tenha fé e certeza da sua fé, tenha coragem, e saiba que nem todos aceitarão a palavra de Deus com alegria, muitas sementes que cairão no caminho, cairão em terrenos pedregosos, outros secarão com a forte luz do sol, outros a semente que foi plantada será tirada dos corações, e outras sementes serão sufocadas. Não desista nem desanimes, continue trabalhando com a sua essência e excelência.

O livro de Atos é repleto de atividades realizadas pela igreja primitiva, como lidavam com as perseguições e a maneira de pregarem o evangelho.

Veja um um exemplo:

Atos dos apóstolos Capítulo 17; versículo 16 ao 34


16 – E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.


17 – De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.


18 – E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.


19 – E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?


20 – Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos pois saber o que vem a ser isto


21 – (Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade).


22 – E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;


23 – Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.


24 – O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;


25 – Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;


26 – E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;


27 – Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;


28 – Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.


29 – Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.


30 – Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;


31- Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.


32 – E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.


33 – E assim Paulo saiu do meio deles.


34 – Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros.

Saiba que, não é por força e nem violência que você irá ganhar almas, mas sim o Espírito Santo de Deus que convence os corações.

Vá na direção de Deus á todo momento, e não queira evangelizar do seu próprio jeito, pois apenas Deus, que sonda a mente e os corações, sabe de tudo, e cada palavra deve ser dita da forma correta.

Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

Filipenses Capítulo; 2 Versículo 15

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses Capítulo 5 Versículo 23

Aproveitando oportunidades que Deus nos da

A todo momento Deus nos da uma oportunidade de evangelizar, cabe a nos escolher aproveitar as oportunidades ou dar desculpas para nos mesmos e não evangelizar.

Se você ainda tem pouco tempo que evangeliza, pode ser que ainda se sente inseguro ou até mesmo(a) nervoso(a), saiba que isso é normal no início, por isso não deves deixar esse sentimento te impedir, Deus não nos deu espirito de covardia.

Em diversas situações, o Espírito Santo te dará oportunidade de pregar o Evangelho, você deve estar sensível e alerta para sentir, mas em outras situações, Ele gerará em ti alguma atitude que deve tomar em momentos diferentes, de tal forma que se sentirá incomodado em não fazer como está mandando esse sentimento.

Porquanto, Deus não nos concedeu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

2 Timóteo Capítulo 1; Versículo 7

Pregando a Palavra

Se você tenha muita vontade de evangelizar, mas não sabe como fazer isso, o segredo é deixar ser guiado pelo Espírito Santo, manter no seu coração o desejo de evangelizar e Ele mesmo te fará sentir o que deve fazer em determinados momentos, e até mesmo o que não fazer.

Aprender na palavra como Jesus e os discípulos evangelizavam também é um dos passos fundamentais, por isso deve-se criar um hábito diário de ler e meditar na Palavra de Deus, para manejar bem as Santas Escrituras.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

 Filipenses Capítulo 2; Versículo 16.

Talvez o Senhor te faça sentir de falar de Jesus para alguma pessoa na sua escola, seja algum funcionário, alguém que ainda você não conheça ou até mesmo um colega que conheça há muito tempo.

E é nesses momentos que muita das vezes que pensamos que esse sentimento é apenas algo da nossa mente, e deixamos de realiza-lo, dando desculpas para nós mesmos.

Uma linda oportunidade é consolar uma alma abatida, triste e cansada com palavras do amor de Jesus.

Conte o testemunho de sua conversão, diga das maravilhas, do amor e da volta de Jesus. Lembre-se de você antes de se converter a Jesus, necessitado de uma palavra de amor, esperança mas também de arrependimento.

Se alegre trabalhando para Jesus, Ele vê o seu esforço e se alegra em ver você transbordando de águas vivas.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

João Capítulo 4; versículo 13 ao Versículo 14

Que Deus te abençoe! Até a próxima…