Como voltar ao primeiro amor?

Como voltar ao primeiro amor?

Como voltar ao primeiro Amor? Como nunca deixar de praticar o primeiro amor?

Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?

Gálatas Capítulo 3 versículo 3

É isso que acontece quando a pessoa abandona o primeiro amor!

Quando a pessoa está/esteve no primeiro amor com Deus, vivia todos os momentos com fé, tudo era novo, tudo era maravilhoso, tudo era muito lindo, o desejo de ganhar almas era muito grande e não media esforços para agradar a Deus. Só que o tempo foi passando, a malícia foi entrando, a carne foi ficando no controle… e a pessoa que começou bem, começou no espírito, ela se perdeu no meio do caminho e se inclinou para a carne.

Hoje, são pessoas que, a maioria delas, continuam fazendo a obra de Deus, porém agora de uma maneira mecânica, já não fazem mais com alegria, já não fazem mais com gozo, não fazem mais com a intensidade e com prazer de fazer a obra de Deus “Como antes”.

E como nós, como Cristãos verdadeiros, fazemos para voltar ao primeiro amor?

Em Apocalipse fala sobre a primeira carta escrita para a igreja de Éfeso.

Leia Abaixo, a imagem dos versículos das cartas para entendermos, o que Deus estava querendo falar com essa igreja!?

E depois vamos aos detalhes para entendermos como voltar ao primeiro amor.

  • Onde foi que essa igreja caiu?
  • Onde essa igreja errou?
  • O que essa igreja fez que ela abandou o primeiro amor?
  • E o que ele fez também, em que o nosso próprio Deus os alertou para que pudessem voltar ao primeiro amor…

1º TÓPICO:

Apocalipse Capítulo 2 versículo 2
Conheço as tuas obras…

Na maioria das cartas, vemos Deus dizendo isso “Conheço as tuas obras”. Entendemos que tudo acontece, Deus sabe! Deus sabe como tem sido nosso dia a dia, nossas obras… Ele te conhece melhor do que você mesmo possa se conhecer.

Deus me conhece mais do que eu mesmo.

Então não tem como esconder nada de Deus. Você pode até aos olhos humanos, aos olhos das autoridades da igreja ser uma pessoa de Deus, mas a primeira pergunta que você tem que se fazer é a seguinte: “Quem sou eu aos olhos de Deus?”

Nessa imagem das cartas no livro de Apocalipse (acima), vemos que Deus começa exaltando a igreja de Éfeso, dizendo que eles tinham Paciência; Que não suportavam os maus apóstolos; que eles sofreram; que trabalhavam pelo nome de Jesus; que não se cansavam… Essa era uma igreja que tinha suas qualidades, uma igreja que tinha tudo para dar certo.

Então, irmãos amados, não podemos nos basear por aquilo que a gente faz ou pelo testemunho que nós temos.

Exemplo: alguns acham que só porque possuem cargo na igreja, pensa que Deus está se agradando das obras, mas Nem sempre Deus está se agrandando! Porque às vezes você agrada a um, agrada a outro… agrada todo mundo… mas não agrada a Deus.


2º TÓPICO

Apocalipse Capítulo 2 versículo 4
Tenho, porém, contra ti…

Imagina, se ouvir isso de um amigo “Quem tem algo contra você” ou ouvir de um parente, de um vizinho, ou até mesmo do diabo.

Mas outra Coisa é você ouvir isso da boca do próprio Deus “Tenho algo contra vocês”. Tente imaginar o pensamento do nosso Deus em relação sobre nós, mesmo parecendo agradar a Ele pelas obras… “Vocês estão fazendo aquilo que é certo, estão fazendo o que é bom… Mas tem uma coisa que não me agrada em vocês: Vocês abandonaram o primeiro amor”, Porque Deus sabia que aquela igreja não era mais aquela mesma igreja de antes, Deus sabia que eles não tinham o mesmo fervor de antes… a mesma essência, o mesmo desejo, a mesma alegria de antes.

Deus sabia que aquela igreja que ele estava exortando no passado, antes era uma igreja mais próxima DEle e mais rendida a Ele, era uma igreja que estava prostava aos pés de Jesus, só que com o passar do tempo as obras daquela igreja foram crescendo, Deus foi fazendo um milagre aqui, um testemunho ali, uma vitória ali… assim como você, Deus fez um milagre em você, e você e eu fomos crescendo espiritualmente. Porém, crescemos do lado de fora, e o lado de dentro foi se diminuindo, do lado de dentro você foi se distanciando de Deus. E hoje porque abandonamos o primeiro amor, já não oramos como antes, já não lemos a bíblia como antes. Você que era aquela pessoa que não tolerava o pecado, passou a tolerar. Hoje tem certas coisas que você já aceita. Quantas pessoas deixaram o primeiro amor…

Mas nós fomos avisados que estávamos nos afastando, sentíamos o afastamento de Deus.

Quantas pessoas “espiritualmente” estão longe de Deus!?

E disse outra vez: A que compararei o reino de Deus?

Então começareis a dizer:

Temos comido e bebido na tua presença, e tu tens ensinado nas nossas ruas.
E ele vos responderá:

Digo-vos que não vos conheço nem sei de onde vós sois; apartai-vos de mim, vós todos os que praticais a iniqüidade.

Lucas Capítulo 13 versículo 20 ao 27

Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’

Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal!

Mateus Capítulo 7 versículo 22 ao 23

Ou seja, ao longo da trajetória Cristã, pessoas que começaram no espírito (começaram bem) Perderam o primeiro amor, e se colocaram no “Piloto automático” e foram fazendo a obra de Deus no piloto automático, porém sem perceber, foram se esfriando… se afastando de Deus, pois Deus ensinou de uma forma, mas queriam fazer do seu próprio jeito, quando “Agíamos no espírito”, quando fazemos “para agradar a Deus”, tão natural que a nossa proximidade com Deus vai aumentando e relacionamento com Deus fica mais intenso, mais forte. E com isso atingir a maturidade espiritual, experiência de fé para ajudar outras almas. É como o vinho, quanto mais antigo a safra, mais e mais saboroso e valioso ele se torna. Ah, se tivéssemos permanecido no primeiro amor…

Repetindo… essa igreja se perdeu pelo caminho, e quantos cristãos, quantos de nós somos representados como essa igreja em Éfeso? Nos perdendo pelo meio do caminho…


3º TÓPICO

Olha a dica que deus deu para igreja: “lembrem-se de onde vocês caíram”.

Não é só lembrar de onde caiu, de quando e onde foi a queda… por exemplo:

A pessoa traiu a esposo, ou a esposa traiu o esposo. Essa pessoa não caiu quando efetuou a traição quando cometeu o ato, ela traiu lá atrás… quando ela começou alimentar pensamentos errados. E conosco, quando Deus avisava que estávamos nos afastando DEle, mas continuávamos pecando.

Hoje muitos com mágoa no coração, coração sujo, então você não caiu quando a mágoa entrou, você caiu quando começou a dar brecha para satanás e para pessoas que caminham em direção a porta larga

Então não só lembrar, mas ver o tempo que foi perdido, a bobeira que nós demos

4º tópico

Apocalipse Capítulo 2 versículo 5

Arrepende-te e prática as primeiras obras…

Não tem como voltar ao primeiro amor sem arrependimento, e não pode ser um arrependimento da boca para fora, tem que ser arrependimento sincero. O que é arrependimento? é você largar aquela obra de pecado e tomar nojo dela e nunca mais voltar a fazer.

Então se arrepender é o primeiro passo para àqueles que desejam voltar ao primeiro amor,

Primeiro lembrar de onde errou, de onde caiu (cai nisso, cai naquilo…);

Conversar com Deus falar que está arrependido(a);

Precisa se humilhar na presença de Deus, se volta para Ele;

E praticar as primeiras obras, voltar a ser aquela pessoa de antes, determinado(a), fervoroso(a), ousado(a), de fé, aguerrido(a), quente, que tá na firme na obra, que está com Deus pro que der e vier.

Mas não como pedro, que disse que tava com Jesus enfrentaria a morte com ele, mas negou-o 3x graças a Deus e Graças a misericórdia de Jesus, que nosso irmão Pedro depois voltou e foi enchido pelo Espírito Santo e entregou a vida por amor Jesus.

5º tópico

Apocalipse Capítulo 2 versículo 5

Brevemente a ti virei…

Ele vai vim!!!

Você vai ser como Jesus, “que Deus disse assim: este é meu filho amado, em quem me comprazo” e Deus falou com alegria sobre seu filho Jesus (nosso mestre e Deus). Não basta o que fazemos! mas sim o que somos. O homem de Deus que você é, a mulher de Deus que você é…

É o teu caráter, não somente as suas obras, mas pelo caráter Deus vê e sabe, quem está perto DEle e quem está longe DEle.

Apocalipse Capítulo 2 versículo 6

tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas que eu também odeio

Te chama atenção? Veja que Deus se agradou de que a igreja de Éfesos também odiava as obras dos nicolaítas que Deus também odiava. Quem são esses nos dias de hoje?

Igrejas de porta larga.

Deus, porém, se agradou de que a igreja de Éfesos também odiavam as obras dos nicolaítas pelas quais o próprio Deus também odiava. A igreja de Éfesos continuava odiando essas obras, então aparentemente a igreja de Éfesos não vivia no pecado. Mas eles estavam espiritualmente frios, espiritualmente distantes de Deus

6º tópico

Apocalipse 2:6

Quem tem ouvidos ouça…

Nosso mestre Jesus diversas vezes usava essa expressão! ou seja, não é uma obrigação…

Jesus não vai te obrigar a voltar ao primeiro amor.

A partir de agora você vai ter dois caminhos:

O que aqui foi orientado… ou deixar passar mais uma oportunidade na sua vida que é só uma vida que temos aqui, depois da morte segue-se ao juízo… enquanto há vida, há esperança. (Eclesiastes 9:4)

Mas quem ouvir…

O primeiro a ter acesso a essa árvore foi adão e em quanto ele obedeceu à palavra de Deus, pela ordem de Deus, ele, talvez, comeu desse fruto, mas o dia que ele desobedeceu a Deus, adão e eva foram expulsos do paraíso. Jesus foi o segundo adão, que hoje lhe da acesso a essa árvore.

Então quando a bíblia fala “ao que vencer…” vencer o quê? Na vida profissional? Sentimental? Familiar?

Não. Ao que vencer a si mesmo;

Ao que vencer o mundo;

Ao que vencer o pecado..

Esses sim terão o direito a maior de todas as conquistas que é o reino dos céus!!!

Para voltar ao primeiro amor basta seguirmos esses conselhos

Estudei e estou repassando pros irmãos..

“Que a paz Do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre sua vida, Até a próxima!…”