O que a Bíblia diz sobre comida e gula?

O que a Bíblia diz sobre comida e gula?

Um bom presente de Deus pode rapidamente se tornar nosso deus.

“O que a Bíblia diz sobre gula? Onde você desenha a linha? E estou falando especificamente sobre comida, pois parece que a obesidade é tão prevelante na sociedade ocidental.”

Ótima pergunta! Quando crescemos em uma sociedade, podemos facilmente assumir que só porque algo é o padrão “normal”, deve estar tudo bem. Como dirigir um carro, ou fazer compras em um supermercado, ou o que e como comemos.

A comida é um grande presente de Deus, e é necessário que continuemos respirando. Deus até nos deu uma sensação de prazer em comer e estar satisfeitos. No entanto, a comida às vezes pode se tornar um problema em nossas vidas.

Gula pode ser cobiça/Ganância

Colossenses Capítulo 3 versículo 5 nos diz que a cobiça é uma forma de idolatria. Se estamos obcecados com comida, podemos colocar nossos estômagos diante de Deus. Na verdade, podemos fazer da comida nosso deus (mais sobre isso, abaixo).

Na Austrália, temos tantos programas sobre comida na TV, tantos restaurantes e cafés, que pode ser fácil dar à comida um lugar mais proeminente em nossa vida do que Deus.

  • Você passa mais tempo lendo revistas de comida e assistindo Masterchef do que ouvir da palavra de Deus?
  • Seu principal objetivo na vida é encontrar a xícara perfeita de café/ ser permitido em um restaurante estrelado por Michelin/assar a melhor refeição do mundo?

Se você está obcecado por comida, talvez seja hora de procurar a ajuda de Deus para controlar sua obsessão.

Comer alimentos requer autocontrole

Às vezes comemos muito por hábito. Não é que estejamos obcecados por comida, é só que continuamos mordiscando e mordiscando, e… Bem, torna-se difícil parar.

Veja os Gálatas Capítulo 5 versículo 23. Um dos frutos do Espírito é o autocontrole. Se seguirmos Jesus com nossas vidas, estaremos demonstrando autocontrole em todas as áreas de nossa vida – incluindo o que fazemos com a comida. Não é algo que vem naturalmente para nós. Mas o músculo de autocontrole é como os outros músculos do nosso corpo. Se você der um bom treino, ele vai ficar mais forte.

Transtornos relacionados à alimentação

O outro problema que podemos resolver é que superamos o músculo de autocontrole com comida, e nossa falta de comer se torna um problema. Anorexia e bulimia são grandes problemas em nossa sociedade, e eles são o lado oposto da moeda gula. Essas doenças não são sobre comer muito, mas sobre ficar obcecada e lutar pelo controle sobre o deus da comida (seja recusando-a, ou passando por ciclos destrutivos de expurgo). A comida é uma bênção maravilhosa de Deus, não uma ferramenta para o controle. Se você (ou alguém que você conhece) descobrir que está gastando uma grande quantidade de tempo contando calorias, obcecado com o ganho de peso, ou gastando cada momento de vigília pensando em comida (como em como evitá-lo), então você precisa ver alguém que possa ajudá-lo a lidar com esse problema.

Estamos presos em uma cultura indulgente

Você não tem que atravessar o mundo para ver que nossa cultura ocidental está saturada de comida. Restaurantes de fast food nos entregam refeições pela janela antes mesmo de nosso carro ter viajado dos alto-falantes “faça seu pedido aqui”. Um dos programas mais populares da TV é sobre novas e estranhas maneiras de preparar e servir comida. Todos os canais de TV por assinatura são dedicados à comida.

O fato é que comemos muito mais do que nossa parte justa da comida do mundo. Mas quando você está mergulhando em uma cultura, você nem sempre percebe como está influenciando você. Nossa cultura ocidental está influenciando você a se entregar, ou ajudar os outros menos afortunados?

Em Filipenses capítulo 3, Paulo compara dois grupos de pessoas: aqueles que estão presos por suas naturezas humanas, e aqueles que foram libertados pelo nosso salvador Jesus Cristo.

Quando ele fala sobre um grupo de pessoas que não seguem Jesus: “O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago, e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas.” (Filipenses Capítulo 3 Versículo 19). Satisfazer sua fome tornou-se sua religião. Isso não é realmente honrar aquele que nos criou, não é?

Mas o que são os seguidores de Jesus para lembrar? “Nossa cidadania está no céu, e esperamos ansiosamente um Salvador de lá… quem… vai transformar nossos corpos humildes para que eles serão como seu corpo glorioso. Comida é boa, mas temos algo muito melhor para esperar.

Coma o suficiente e faça tudo pela glória de Deus.

Provérbios Capítulo 25 versículo 16: “Achaste mel? come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar.”

Se você já teve uma dor de cabeça por overdose de açúcar, você vai saber do que se trata este provérbio. O princípio “apenas o suficiente” é bom de se lembrar – não apenas com comida doce, mas com toda comida. Se você é como eu, você provavelmente foi criado no princípio “terminar cada pedaço em seu prato”, e você não está ouvindo os sinais do seu corpo que está cheio.

A última coisa a lembrar é que estamos vivendo pela glória de Deus, não pela nossa própria satisfação. Devemos cuidar de nossos corpos alimentando-os com alimentos saudáveis. No entanto, esses nossos corpos não existem para satisfazer nossas indulgências, mas para servir e honrar o Deus que nos fez.

1 Coríntios Capítulo 10 versículo 23 ao 33 não é sobre gula, mas ainda tem alguns princípios úteis para lembrar: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” (1 Coríntios Capítulo 10 versículo 23)

Pense em sua própria atitude com a comida. Você está usando sua liberdade cristã para se entregar, ou para ajudar os outros a ver Jesus?

Comida não é má. É um bom presente de Deus. Podemos usar refeições compartilhadas para mostrar o amor de Deus aos outros. Podemos compartilhar comida com aqueles que não têm nenhum. Sair para tomar café pode ser uma ótima maneira de conversar com os amigos e falar sobre coisas importantes. Comida não é o cara mau aqui!

A gula, no entanto, está colocando nossos estômagos na frente do nosso desejo de seguir Deus. É uma maneira perigosa de ir, não é? Nosso estômago pode ser nosso deus comendo demais ou não comendo o suficiente.

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios Capítulo 10 versículo 31)

Observação: Este conteúdo foi retirado e traduzido do site: “Fervr” e escrito por “Kristen young”

“Que a paz Do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre sua vida, Até a próxima! …”