O que é o Caráter Cristão?

O que é o Caráter Cristão?

Você realmente sabe do que se trata o Carácter Cristão? Você quer saber? O verdadeiro e autêntico caráter cristão é formado pelo nosso compromisso com Cristo. Quando nos rendermos a Cristo e permitirmos que seu trabalho penetrante cresça e nos enriqueça, para que o Espírito flua.

Nossa disciplina espiritual, motivos, obediência e fé perseverante serão as chaves! Tudo o que é preciso é estar apaixonado por Cristo. Busque sua presença, cresça em seu discipulado e seja persistente em suas orações e ao fazê-lo você estará construindo seu caráter também.

Quando dizemos que seguimos Cristo, faça nossas ações mostrar que fazemos; estamos de fato sendo como Cristo? Ou algo mais está acontecendo em nossa vida e relacionamentos? Talvez, o que achamos que somos não seja como nos deparamos. Talvez outros cristãos nos vejam como repreensível perante nosso Senhor e com outros ao nosso redor! Ou pior, estamos produzindo as “obras da carne” para todos aqueles ao nosso redor, família, amigos, cristãos e não cristãos (Gal. 5). Ser fingidor da fé, dar um show, mas não ter nenhuma substância real atrás de nós é extremamente destrutivo para o Corpo de Cristo e a reputação de nosso Senhor!

É imperativo que quando dizemos que somos um seguidor de Cristo, nosso caráter e comportamentos refletem Ele e Seu chamado para o melhor de nossas habilidades que inclui nosso temperamento. Se estamos na liderança, isso é ainda mais imperativo! Demonstramos caráter e integridade quando fazemos o que dizemos e agimos no que acreditamos; se não, somos hipócritas, e ai de nós por sermos um (Matt. 23)!

Nosso chamado é fazer o que ensinamos, fazer o que dizemos, e agir como ensinamos os outros a agir. A integridade é de extrema importância para o líder cristão (1 Tess. 2: 10-12; 2 Pedro 1-11)! Por que? Porque a hipocrisia dá às pessoas uma falsa impressão de Deus! A insinceridade dá às pessoas uma falsa impressão de quem somos chamados a ser; anula integridade e caráter! Porque Deus é santo, justo e justo; Deus exerce graça.

Não fazemos o que ser como os fariseus, que estavam adorando, não o Deus dos judeus e a Lei, mas um deus inventado que se adequava aos seus próprios pensamentos e orgulho (Salmo 103:1-14; 1 Pet. 5:10)! A vontade de modelar o caráter de Cristo é muito mais vital para nós hoje do que a vontade de pregar. Deus quer que sejamos autênticos e não pretensiosos (2 Cor. 8:9)!

Caráter cristão definido

O caráter é muitas vezes definido como uma coleção de traços de personalidade dentro do nosso comportamento que mostra quem somos. Isso é mostrado em nossa integridade, atitude, fibra moral, disposição, e isso molda a forma como tratamos uns aos outros, bons ou maus. Isso é mais verdade, mas vai muito mais fundo do que isso. O caráter é quem somos e pode ser aprendido e construído quando estamos em Cristo.

Além disso, o verdadeiro caráter cristão autêntico não é apenas uma personalidade ou nossa disposição; é uma descrição de quem somos como cristãos, o que somos chamados a ser em nossa totalidade. Encapsula o Fruto do Espírito do amor e do trabalho de Deus em nós. Uma boa base efetiva de caráter é “sinérgica” à medida que cada um se pendura e funciona uns com os outros. É construído sobre o Fruto do Espírito que todos os outros traços de caráter são codependentes e, portanto, funcionam e descansam.

Nosso Caráter resume a essência de nossa caminhada com Cristo sendo exibido de volta para Ele e, em seguida, para os outros. Nosso Caráter pode crescer ou murchar à medida que nosso crescimento e formação de fé em Cristo é aplicado ou bloqueado. Assim, o caráter é o caso de exibição de Cristo e mostra aos outros toda a nossa vida como cristãos.

Todos nós temos a capacidade de sermos bons ou maus, pegar o que Cristo nos deu e usá-lo, ou ignorá-lo ou mesmo perversa. Isso não se trata apenas de nossa reputação e embaixador em Cristo (2 Cor. 5:20); é como devemos ser se Cristo tem um controle sobre nós! É melhor avaliado quando buscamos dentro de nós o que está sendo exibido de nós, depois vamos diante de Deus e sua palavra para ser melhor (1 Tim. 6:11; 2 Tim. 2:22).

O caráter é mais ‘exposto em nossos tempos difíceis!”

Caráter é o trampolim do qual tudo o que fazemos e dizemos na vida vem. Desenvolver o caráter bíblico diante do nosso cotidiano e até mesmo na adversidade é essencial e o texto de prova de que temos uma relação crescente com Cristo! O caráter não é apenas ter integridade ou honestidade ou fazer a coisa certa, não é um aspecto ou mesmo alguns, é uma relação viva e crescente em Cristo que produz uma combinação sinérgica dos frutos do Espírito.

Há algum tempo, procurando no mercado para comprar uma casa com um orçamento muito limitado, foi encontrado que parecia um bom negócio pela metade do preço normal. No sul da Califórnia este é um achado raro e rico! A razão para o grande preço foi porque sua fundação estava rachada. Não parecia ser um grande negócio, mas ele não tinha Afinal, poderia ser preenchido com algum tipo de cimento, eu pensei.

Mas um construtor amigo meu me explicou como era essencial ter a fundação completamente intacta. Então, relutantemente, com um monte de beicinho e lamentação, eu tive que deixar passar este grande negócio. Então percebi como isso é como um personagem. Nós desejamos ir e encontrar a maneira mais fácil de sair das coisas difíceis e demoradas da vida para chegar ao ponto do nosso dia ou busca. Isso acontece mesmo no ministério.

Mesmo que corte os cantos do Caráter, nós nos esforçamos para encurtar nosso caminho através do crescimento espiritual e servindo a Deus.

Alguns meses depois, passei por aquela casa e falei com o novo dono que estava muito fora de si em frustração. Parece que ele estava tendo um monte de problemas com a água vazando em sua casa o tempo todo, mesmo quando não estava chovendo. Vai custar-lhe mais para consertar a fundação da casa, então seria para derrubá-la e reconstruir.

Ele acabou com um negócio muito bruto em que eu quase tive a minha família. Eu percebi através disso que pular personagem por conveniência pode parecer ok no momento, mas ele vai alcançá-lo. Então, vamos olhar para a Palavra de Deus e descobrir qual personagem realmente é e por que é importante.

Em 1 Samuel 25, há uma história de uma personalidade pouco conhecida de OT com grande caráter; uma mulher chamada Abigail. Isso foi durante o tempo que Davi estava fugindo de Saul. Ciúme apaixonado e paranoia levaram Saul a perseguir e matar Davi, enquanto popularidade e integridade seguiram Davi que, embora tivesse muitas oportunidades de matar Saul, escolheu fora do caráter e respeito para deixá-lo ir.

Saul vivia em um palácio de pedra e orgulho, e Davi em uma caverna de umidade e humildade, saindo com os párias da terra e seus poderosos homens. Durante este tempo, David e seus homens estavam fazendo um serviço de segurança para os criadores de ovelhas, salvando outras ovelhas de caçadores e ladrões. David cumpriu muito além de seu dever, protegendo o que não era dele. Então, um dos fazendeiros que era muito rico e tinha poder e autoridade sobre os outros convenceu os fazendeiros a não pagar david e seus homens. Seu nome era Nabal, que significa “um tolo!”

Que pai daria esse nome ao filho? Provavelmente não significa que, mas com o passar dos anos, o significado mudou devido às ações de Nabal. Que legado deixar para trás ser tão auto-vontade e orgulhoso que o significado do seu nome muda para descrever quem você é – neste caso, um tolo.

Que triste e irônico que ele veio da casa de Caleb que era um dos grandes homens de integridade da Bíblia, uma das duas pessoas a sobreviver ao Êxodo e se aventurar na terra prometida devido à sua honra e confiabilidade. Nabal veio desta casa e linhagem familiar, que foi fundada sobre esta grande integridade e caráter, fé e força, que de alguma forma escapou de Nabal.

Quando Nabal decidiu enganar David, ele se aventurou em um caminho sombrio de ganância que ele pensou que poderia ser iluminado de seu orgulho. Ele pensou, o que David poderia fazer, e então decidiu enganá-lo. David, que tinha quase o tinha com o engano de Nabal, selava seus homens e todos sacaram suas espadas para matá-lo. Talvez David não estivesse sendo o que deveria ser, mas Nabal “cavou sua própria sepultura”.

Davi estava consumido pela raiva e estava prestes a matá-lo (e justamente aos olhos de sua cultura e tempos),quando Abigail interveio. Ela era uma mulher que tinha grande caráter e discernimento. Ela era a esposa de Nabal, que devia a David uma compensação financeira por salvar suas ovelhas e servos do mal. Ela foi capaz de transformar a vingança do mal de seu marido em bom. Abigail era o oposto do marido!

Davi ia retribuir o mal de Nabal por mais maldade, mesmo que Davi deixasse Saul ir no capítulo anterior por um pecado muito mais grave. No entanto, Nabal, por alguma razão, realmente apertou os botões de David e exasperou sua raiva. A intervenção de Abigail animou essa raiva.

Assim, Davi foi capaz de se tornar mais forte em seu desenvolvimento de personagem fazendo o bem, mesmo em sua raiva, e mesmo que ele foi injustiçado e enganado. David poderia ter assassinado Nabal, sofrido consequência por isso, e talvez até mesmo abandonando sua futura realeza. A ação equilibrada de Abigail salvou o dia para ele e forneceu um exemplo para David, bem como para nós hoje.

Temos a escolha de agir no mal ou na bondade; para agir com nossos motivos pecaminosos ou com o que Deus nos chama, o que é muito melhor que possamos ver no momento. Vamos escolher ser ainda melhores. Quem somos determinará o que fazemos. O resultado será caráter. Nosso crescimento nele nos fará quem somos, que será o personagem que apresentamos a Deus e aos outros.

Esta ação de Abigail é um exemplo primordial para nós que o personagem da Palavra e o exemplo de nosso Senhor vivo é a força final que temos para o bem fora do Próprio Espírito. O caráter estabelece a base do que é certo e do que é verdade em ação (Prov. 17:13; 20:22; 24:29).

As Características de um Cristão

No evangelho e nas cartas de João, que foi diretamente inspirado por Deus, nos dizem claramente e sem equívocos como devemos nos comportar como um seguidor de Cristo.

Do exemplo do Evangelho do Próprio Cristo ao profundo conforto de nossa relação em João 15, se o comportamento de uma pessoa contradiz o que a Palavra diz, ele é apenas um pretendente. Em suas Epístolas, João diz que se declararmos Cristo como Senhor, ter uma relação com Ele, mas ainda caminhar na escuridão da desobediência, como podemos ser cristãos? (1 João 1:6; 2:4) Um cristão que nega doutrina essencial seria um apóstata, o que significa rejeitar a verdade.

Por exemplo, reivindicar Jesus como Senhor, e depois rejeitar Sua divindade, seria uma contradição direta (1 João 2:22-23). Inspirado pelo Espírito, João nos diz que seríamos mentirosos. Se decidirmos amar nosso Senhor e odiar nosso companheiro cristão, isso também seria uma contradição direta, uma mentira.

As três “mentiras negras” da Epístola de João são os problemas morais, doutrinários e sociais que João enfrentou durante seu ministério. Ele percebeu que se eles não são seguidos na verdade e obediência, eles estão em oposição à fé cristã. Portanto, o cristão seria um mentiroso! Podemos afirmar que somos cristãos porque crescemos ou fomos a uma igreja, tomamos uma decisão em uma cruzada, ou porque nossos pais são cristãos, mas quando continuamos no pecado, negamos quem Cristo é, ou continuamos em comportamento contrário às Escrituras, somos, como João chama, um mentiroso.

Somente pelo que Cristo fez por nós e permitindo que nossa relação nele produza os personagens de santidade, fé e amor em nós, podemos provar a afirmação que temos em Deus e não ser mentirosos.

O personagem sai de uma vida que é apressada, estressada, sobrecarregada, e ainda onde promessas são feitas e prazos são cumpridos. É um cálculo de quem somos nesses momentos estressados. Caráter não é apenas algo que colocamos em nossas vidas, mas é o que sai de nossas vidas nesses tempos apressados.

Está além de um sistema de valores ou virtude que aprendemos com nossos pais, ou mesmo na igreja. O caráter é quem você é para o próprio Deus e aqueles ao seu redor. É o verdadeiro você! A igreja e os pais devem ensiná-lo, mas não podem garantir sua função. Essa é a responsabilidade de nossa escolha, uma determinação que fazemos a nós mesmos, uma posição no estresse que continuamos a defender.

O pastor deve pregar, os pais esculpirem, a igreja encorajá-la e modelá-la através dos preceitos da Palavra!

Nós, como uma comunidade de cristãos, mostramos ao mundo o caminho da verdade de Deus modelando seu caráter. O que vem do cristão e da igreja será a imagem de Deus que a comunidade verá, o modelo de caráter que eles percebem que Deus é. Mostra a uma sociedade carente, que está confusa, e em busca de verdade espiritual onde quer que a encontrem, essa verdade em você!

O que é o Personagem?

O caráter está alinhando nossas vidas para que nossos comportamentos sejam parecidos com Cristo. É o fruto que a videira de nosso respeito em Cristo produzirá. Assim, olhamos para a vida de nosso Senhor como nosso principal exemplo. Não buscamos tanto o que Jesus faria, mas o que Jesus me faria fazer! Esse alinhamento é o que produz “o fruto do Espírito”, que encontramos na carta de Paulo aos gálatas: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, gentileza, autocontrole”. (Gal. 5:22-23a)

Obviamente, não podemos reencenar seu personagem com qualquer tipo de perfeição. No entanto, podemos tentar o nosso melhor pelo poder que Ele nos dá. O fato de que nosso Senhor também era totalmente humano e viveu uma vida de perfeição deve nos dar esperança e encorajamento do que é possível. “Esteja de acordo com a imagem do Filho de Deus.” (Romanos 8:29) Abaixo está uma lista das frutas e características mais comuns que devemos emular.

Todos eles trabalham juntos para nos permitir brilhar por Sua glória. Assim como as facetas de um diamante, com apenas um ou alguns você não verá sua profundidade, esplendor e beleza. Sejamos diamantes que brilham; que são cortados para seu propósito e chamar e não áspero e escondido.

O bom caráter está em você?

Lembre-se, o verdadeiro verdadeiro personagem cristão é moldado quando você se rende à Senhoria de Cristo. Devemos permitir que seu trabalho penetrante e contínuo cresça e enriqueça você, para que o Espírito Santo possa fluir.

Somos chamados a ter estilo de vida, caráter, perspectiva de vida e comportamento que é sobre viver com honra! Quem e como estamos compõem as coisas que trazemos conosco para a eternidade que ecoarão e ressoarão, então que nossas ações sejam dignas de Seu louvor. Desta forma, podemos ser as janelas através das quais as pessoas podem ver Cristo.

Construir e desenvolver caráter não é algo que aprendemos com um livro ou ouvimos de um sermão. Ele não vem sobre nós durante a noite, ou esgueirar-se durante o dia. Não vem automaticamente, acentuamente, ou de repente. É um processo que vem de ser pai nele. Então repousa em nós e em nossos motivos. É um processo lento. Você pode não perceber que tem até que outros apontem em você. O caráter não é permanente quando é formado. Requer nosso contínuo domínio e prática, em Sua Palavra, através de nossas orações e da prática de Seu Fruto dentro e através de nós.

A atitude é aprender e modelar Cristo, para ser ativo em representá-Lo e as virtudes que Ele proclama como Seus embaixadores (2 Cor. 5:20). O chamado é permanecer em Cristo e em Seus perceptos e virtude, e não se contaminar pelo que o mundo nos oferece. O que pode parecer bom pode ser enganoso e nos fará apodrecer fisicamente por desdém e doença, corroer nossa mente com disfunção e pensamento falso, e então comer nossa alma espiritualmente.

Como somos os espelhos de Cristo, Ele é visto por quem somos. Quando defendemos a fé e agirmos com bom caráter, as pessoas virão contra nós com fofocas e calúnias porque seus planos se tornam interrompidos e seus desejos são considerados culpados. Mas, quando permanecermos fiéis, independentemente das circunstâncias, eles verão virtude e honra em ação e, assim, terão um vislumbre do caráter de Deus e o chamado, mesmo que o rejeitem e busquem nos matar. Haverá momentos em que parece que nossos esforços são ponderados porque as pessoas não escutam ou não se arrependem. Mas não são. Cada ação que compartilhamos é encarada por outros. Estamos vigiados! Assim, quando vivermos para honrar Deus, as pessoas terão o exemplo de que precisam para aceitar sua graça ou rejeitá-Lo. Podemos nunca ver os frutos, mas eles estão lá. Temos um Deus que julgará e retornará, então vamos nos ocupar e garantir que todos aqueles que cruzam nosso caminho o vejam em nós!

Esperamos que você ache esses estudos desafiadores e perspicazes em sua caminhada com nosso Senhor! Vamos ver como podemos encontrar o caráter olhando para exemplos positivos e negativos da verdade da Palavra, examinando como os personagens da Bíblia viveram suas vidas, o que Cristo ensinou, o que está lá e como eles viveram. Estudaremos vidas como as de Davi e Paulo.

Veremos isso nos nomes impronunciáveis em Daniel, como Meshach, Abed-Nego e Sadraque, que se mantiveram firmes diante da morte para serem virtuosos. Também veremos como Saul jogou tudo fora.

A Palavra de Deus é nossa autoridade! Lembre-se, suadisciplina espiritual, motivos, obediência e fé perseverante serão as chaves! Tudo o que é preciso é estar apaixonado por Cristo. Busque sua presença e seja persistente em suas orações.

Bem-aventurados eles cujos caminhos são irrepreensívels, que caminham de acordo com a lei do SENHOR. Salmo 119:1

Observação: Este conteúdo foi escrito por: “Richard Joseph Krejcir ” e retirado e traduzido do site: “ Discipleship Tools

“Que a Paz Do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja sobre a sua vida! Até a próxima…”