Você deixou seu primeiro amor?

Você deixou seu primeiro amor?

Leiamos dos Gálatas Capítulo 3 versículo 3: 

Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?

Gálatas Capítulo 3 versículo 3

 

Em nossa vida cristã, um bom começo é bom. Mas o mais importante é o fim da nossa vida cristã. Depende de como vivemos agora e como estamos tentando terminar a corrida que Deus colocou diante de nós. Podemos ter começado bem nossa vida cristã, mas que grande tragédia seria se estivéssemos terminando pela carne! Este verso não é só para os cristãos gálatas. Se você se colocar neste verso, Deus falará com você também.

Paulo fala palavras tão fortes aqui. No versículo 2, ele diz: Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

 e no versículo 4 ele diz: Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.

 e no versículo 5, “Aquele, pois, que vos dá o Espírito, e que opera maravilhas entre vós, o faz pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?“. Ele pergunta aos gálatas: “Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?

Há dois exemplos que podemos ver no Antigo Testamento. O Rei Saul teve um bom começo, mas terminou em uma grande tragédia. Seu começo começou com humildade. Em 1 Samuel Capítulo 9 versículo 21 lemos a atitude com a qual ele começou: Então respondeu Saul, e disse: Porventura não sou eu filho de Benjamim, da menor das tribos de Israel? E a minha família a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com semelhantes palavras?

 Mas até o fim de sua vida, ele desobedeceu a vontade de Deus e terminou em uma triste tragédia. Outro exemplo é a vida de Salomão. Ele é o autor de 3 livros maravilhosos da Bíblia. Em 1 Reis Capítulo 3 vemos seu começo. No versículo 3 lemos: E Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso.. Nos versos a seguir lemos a oração de Salomão. Foi uma oração humilde e pediu apenas para que a compreensão discernisse o bem e o mal para julgar o povo de Deus. Deus ficou tão satisfeito com seu pedido. Mas vemos o que aconteceu mais tarde na vida dele. Ele amava o mundo mais do que Deus e teve um fim triste. Semelhante é a tragédia para um cristão que começa no espírito e tenta aperfeiçoar sua vida com a carne.

Na cristandade ao nosso redor também podemos ver tantos exemplos diante de nós. O importante não é como começamos nossas vidas, mas como terminamos. Podemos ter um bom testemunho quando começarmos nossa vida cristã, mas qual é a nossa condição agora? Nosso amor por Deus esfriou? Somos como a igreja em Éfeso que deixou seu primeiro amor? Era uma vez muito sensível ao pecado, mas agora onde estamos em nossos pensamentos e palavras? Nossa consciência se tornou mais ou menos sensível? Nossa devoção a Cristo aumentou? Como gastamos nosso tempo? Saul e Salomão terminaram com uma tragédia, mas seu retrocesso foi um processo lento, passo a passo. Deus quer que nos arrependamos e voltemos. Ele vai nos restaurar.

Em Tiago Capítulo 5 versículo 11 lemos: Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso. Todos sabemos sobre a vida do Jó.

Em Jó Capítulo 8 versículo 7 lemos: O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, porém o teu último estado crescerá em extremo. Isso era verdade na vida do Jó. Na Bíblia da Mensagem diz: “Mesmo que você não fosse muito agora, você vai acabar melhor do que nunca”. Em Jó Capítulo 42 versículo 5 e 6 lemos: “Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.

 No versículo 12 lemos que Deus abençoou os últimos dias de Jó mais do que seu início. Em Hebreus Capítulo 3 versículo 14 lemos: Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.

 Em Hebreus Capítulo 6 versículo 11 lemos: “E desejamos que cada um de vós mostre o mesmo zelo até o fim, para completa certeza da esperança;. Temos que manter nossa garantia até o fim.

Os gálatas começaram bem, começaram a produzir os frutos do Espírito, mas agora estavam andando de acordo com a carne. No início eles estavam andando de acordo com o Espírito, mas agora eles viviam em carne e osso. Em Gálatas Capítulo 5 versículo 13 lemos: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

 E no versículo 16, Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. No versículo 19 lemos os escrituras da carne. Paulo encoraja os crentes gálatas a caminhar no Espírito. Em 2 Timóteo Capítulo 4 versículo 7 e 8 Paulo diz: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
 Também podemos terminar nossa corrida pelo Espírito como Paulo fez. Não podemos fazer isso com nosso esforço humano, mas apenas pelo poder do Espírito Santo. Os gálatas não dependiam do Espírito Santo ou da graça de Deus; eles estavam dependendo de seu próprio poder. É por isso que Paulo teve que falar palavras tão fortes para eles. Em Zacarias Capitulo 4 versículo 6 lemos: E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.“. Esta é a única maneira de terminarmos a corrida. Que Deus nos ajude a terminar nossa corrida pelo poder do Espírito Santo e não pelos atos da carne.

Em Filipenses Capítulo 1 versículo 6 lemos: Tendo por certo isto mesmo: que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao Dia de Jesus Cristo. Esta é a promessa de Deus. Vamos submeter nossa vida a Deus para que possamos terminar esta corrida com Sua vida. Vamos também examinar nossas vidas para ver se há algo em nossa vida que está nos impedindo de viver no Espírito. Qualquer que seja o obstáculo diante de nós, eles podem ser feitos de avião com a ajuda do Espírito Santo. Sejamos capazes de produzir frutos do Espírito e, assim, glorificar a Deus com nossas vidas.

Observação: Este conteúdo foi escrito por: “Br. Pramod” e retirado e traduzido do site: “CFC Qatar“ e adaptado.

“Que a paz Do Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre sua vida, Até a próxima! …”